HABITACAO 17/11/2020 - 14:55 - Daniela Oliveira/Governo do Tocantins

Famílias beneficiárias do Pró-Moradia em Palmas e Darcinópolis recebem ações do Projeto Técnico Social do Governo do Tocantins

Em Palmas, famílias beneficiadas receberam uma palestra sobre fortalecer laços familiares. Em Palmas, famílias beneficiadas receberam uma palestra sobre fortalecer laços familiares. - Crédito: Divulgação/Governo do Tocantins
Famílias em Darcinópolis durante abertura do Projeto Técnico Social. Famílias em Darcinópolis durante abertura do Projeto Técnico Social. - Crédito: Divulgação/Governo do Tocantins

Com o objetivo de desenvolver ações técnicas sociais de apoio e incentivo ao engajamento das famílias beneficiárias do Programa Pró-Moradia, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), está realizando cursos e palestras, de novembro deste ano até janeiro de 2021, com moradores de empreendimentos entregues nos municípios de Palmas e Darcinópolis.

O Projeto Técnico Social é parte integrante do Programa Pró-Moradia. A assistência técnica e social às famílias é a segunda etapa do programa que envolve não só a execução das obras de moradia social, mas o envolvimento da população beneficiária na implantação e manutenção do empreendimento.

“As ações do projeto visam conscientizá-los da importância de exercerem seus direitos e deveres, e, para isso, são desenvolvidas atividades de caráter informativo e educativo. Além disso, os moradores são incentivados à mobilização e à participação social no cuidado das instalações e dos espaços coletivos”, destaca a secretária de Infraestrutura, Juliana Passarin.

Darcinópolis

Em Darcinópolis, 133 famílias beneficiadas com a entrega de unidades habitacionais, entre os anos de 2008 e 2019, devem ser integradas nas atividades desenvolvidas. Abrindo a programação do Projeto Técnico Social, em Darcinópolis, foi realizada uma reunião com os beneficiários dos empreendimentos, no início do mês. Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento contou com a presença de técnicos da Seinf.

A programação conta com palestras com diversos temas como educação financeira, regras de convivência, uso racional da energia elétrica e alertas sobre uso de drogas. E ainda, com cursos de capacitação, que devem ajudar na geração de renda das famílias, nas áreas de corte e costura;  salgados; preparo de pães; e maquiagem. Também, estão previstas visitas domiciliares para aplicação de instrumento de avaliação final do projeto.

Palmas

Já, em Palmas, as famílias beneficiadas com a entrega de 80 unidades habitacionais do Residencial Maria Olivia Carlesse, na ALC NO-33, estão recebendo as atividades Projeto Técnico Social. A programação teve início no dia 6 de novembro, com o evento de abertura, no qual foi realizada uma palestra sobre o Fortalecimento dos Laços Familiares. O evento contou com a presença de técnicos da Seinf.

A programação segue com a realização de outras palestras e de cursos de capacitação que vão ajudar as famílias. No dia 19 de novembro, será realizada uma reunião explicando a legislação de condomínio e a implicação ao seu descumprimento. Também, está prevista visitas domiciliares para aplicação de instrumento de avaliação final do projeto.

Ainda, durante a abertura das atividades, em Palmas e Darcinópolis, foram tomadas medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus, como a entrega de máscaras e álcool em gel, além de mantido o distanciamento social entre os participantes. A programação segue sendo realizada entre os meses de novembro deste ano a janeiro de 2021 e está sendo executada pelo Instituto de Capacitação Social e Profissional (ICASOP).

Pró-moradia

Tem como objetivo promover o acesso à moradia para a população de baixa renda. O programa é uma parceria entre governo federal, estadual e a Caixa Econômica Federal. O Governo do Tocantins é responsável pela construção das casas no Estado.