BPMRED 09/01/2020 - 09:21 - Daniela Oliveira/Governo do Tocantins

Governo garante segurança viária no entorno da Capital

Militares do BPMRED estão atuando na Ponte Fernando Henrique Cardoso, entre Palmas e Distrito de Luzimangues. Militares do BPMRED estão atuando na Ponte Fernando Henrique Cardoso, entre Palmas e Distrito de Luzimangues. - Jarlene Souza/Governo do Tocantins
De acordo com o comandante do BPMRED, tenente-coronel Duarte, o objetivo é garantir a segurança viária De acordo com o comandante do BPMRED, tenente-coronel Duarte, o objetivo é garantir a segurança viária - Jarlene Souza/Governo do Tocantins

Visando dar mais segurança aos condutores que trafegam no perímetro urbano de Palmas, militares do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) e agentes de trânsito da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) atuarão em rodovias estaduais, a partir desta quarta-feira, 8, até a conclusão do processo licitatório para a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade, já iniciado pelo Governo do Estado.

De acordo com o comandante do BPMRED, tenente-coronel James Matos Duarte, as equipes vão atuar de forma revezada, em ponto base e fiscalização volante, na TO-010, em dois locais: próximo à saída para Aparecida do Rio Negro e próximo ao supermercado Macro; e na TO-080 na Ponte Fernando Henrique Cardoso, entre Palmas e Distrito de Luzimangues. “A operação vai intensificar as abordagens em relação a infrações cometidas por condutores e aplicará medidas administrativas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro”, explica.

O comandante diz ainda que a presença das equipes será permanente nestes trechos, durante toda a manhã e noite.  A expectativa é que a presença dos militares e dos agentes de trânsito iniba qualquer ação imprudente por parte de condutores como excesso de velocidade, direção perigosa, embriaguez ao volante, dentre outros.  “O objetivo da ação é dar segurança viária e resguardar vidas”, acrescenta o comandante.

Radares

Está em fase final o processo de licitação para a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade em pontos estratégicos de diferentes vias do Estado, além do perímetro urbano de Palmas.

De acordo com a secretária da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Juliana Passarin, no perímetro urbano de Palmas devem ser instalados radares do tipo Redutor Eletrônico de Velocidade (REV) e Controladores Eletrônicos de Velocidade com câmera de monitoramento (CEV) em quatro locais distintos. “Os locais foram determinados após levantamento dos pontos com maior risco de acidentes”, conclui.