AGETO 08/06/2019 - 18:40 - Erica Lima /Governo do Tocantins

Crianças são beneficiadas por escolinha de trânsito montada no Capim Dourado Shopping

Crianças aprendem sobre situação corriqueira do trânsito Crianças aprendem sobre situação corriqueira do trânsito - Thiago Sá
Crianças interagem com Herói do Trânsito Crianças interagem com Herói do Trânsito - Thiago Sá

O Shopping Capim Dourado, em Palmas, recebeu neste sábado, 08, a Escolinha de Trânsito montada pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e pela Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED).

Um minicircuito foi instalado no local com objetivo de beneficiar crianças de 5 a 12 anos com noções de trânsito. De acordo com o presidente da Ageto, Virgilio Azevedo, a intenção e levar educação de forma lúdica com a finalidade de transformar as crianças em agentes de transformação. “Quando elas entendem as regras, elas contribuem para haja a mudança nos hábitos dos adultos de seu círculo de convivência”, explicou.

Durante a ação da Escolinha de Trânsito, técnicos da Ageto e Agentes do BPMRED promovem aulas teóricas e práticas, utilizando um cenário composto por uma pista e miniveículos, com a meta de educar os futuros motoristas. “As crianças que participam, além de aprenderem de uma forma muita animada, também recebem uma carteirinha de habilitação e um bloquinho de multas para anotar as infrações de trânsito familiares”, frisou Azevedo.

Ana Luiza Ferreira Lima foi uma das crianças beneficiadas pela ação. A pequena, de apenas 5 anos, aprendeu, dentre outras coisas, como realizar a travessia na faixa de pedestre. “Tem que levantar o braço e fazer o sinal de vida”, disse ela.

Luana Oliveira Neves explicou que reservou o sábado para passear pelo shopping com sua pequena Sophie. Ela destacou a importância do trabalho. “As regras de trânsito são muito desrespeitadas e isso só vai mudar quando as pessoas buscarem novos hábitos, e isso está começando aqui, com ações que educam desde a infância”, disse.

Conforme Vera Lúcia Rocha Dourado, técnica da Ageto , a escolinha  é um espaço educativo especialmente projetado para proporcionar um ambiente lúdico às crianças, caracterizada com situações pertinentes ao convívio no trânsito e as principais dificuldades enfrentadas pelo pedestre, ciclista, motorista e passageiro. A escolinha, nesse formato, foi levada a primeira vez para a Agrotins e deve percorrer escolas e eventos. “Nosso objetivo é conseguir levar o circuito a diversas cidades do Tocantins”, explicou ela.

Além da pista, as crianças também participam de um evento descontraído com o Herói do Trânsito, personagem lúdico criado para auxiliar nas ações. A figura divertida interage com os pequenos e também os presenteia com uma revista educativa.