AGETO 17/06/2019 - 13:56 - Erica Lima /Governo do Tocantins

Ponte de Porto Nacional é liberada para tráfego de veículos leves

Estrutura está em fase de uso especial com limitação de altura, peso e velocidade Estrutura está em fase de uso especial com limitação de altura, peso e velocidade - Thiago Sá/Governo do Tocantins
Blitze educativas estão sendo realizadas nos dois acessos da ponte Blitze educativas estão sendo realizadas nos dois acessos da ponte - Thiago Sá/Governo do Tocantins

Após avaliação de uma equipe de engenharia, o Governo do Tocantins decidiu liberar a ponte sobre o Rio Tocantins, na TO-255, em Porto Nacional, para o tráfego de veículos leves, caminhonetes, motocicletas, bicicletas e pedestres.

A liberação aconteceu durante visita técnica, que contou com a presença do governador Mauro Carlesse, realizada na manhã desta segunda-feira, 17. De acordo com o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção, a ponte está em fase de uso especial. “Só será permitida a passagem de veículos com até 3,5 toneladas, de até 2,2 metros de altura e velocidade controlada de 60 quilômetros por hora”, explicou.

O gestor destacou que o objetivo principal é garantir a trafegabilidade e a segurança da população que usa a estrutura. “A maioria dos serviços recomendados foi realizada, a ponte ganhou nova sinalização e pórticos de limitação de altura, o que exige cautela e atenção dos motoristas”, orientou.

Dentre os serviços executados estão a troca das lajes das passarelas, a impermeabilização da estrutura e um novo asfalto sobre a ponte foi feito. Também foi feita uma nova pintura da estrutura metálica de proteção aos pedestres. Foram instalados pórticos limitadores de altura, que impedirão o acesso de caminhões, ônibus e outros veículos pesados sobre a estrutura, além da instalação de nova sinalização na via.

Conforme o presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Virgílio Azevedo, as obras na estrutura ainda não foram concluídas. “Nos próximos dias iremos finalizar a instalação de um acesso especial para ambulâncias e outros veículos de emergência, a iluminação e a instalação da fiscalização eletrônica, pois a velocidade na ponte será controlada por radares”, disse.

De acordo com o governador Mauro Carlesse, os serviços realizados na estrutura e a limitação do tráfego garantirão a segurança dos usuários da ponte. “Agora estamos correndo para viabilizar a construção da nova ponte, pois sabemos a importância que essa estrutura tem para essa região e em breve vamos vir aqui montar o canteiro de obras”, frisou o gestor.

Campanha educativa

A Ageto instalou sinalização específica orientando os usuários sobre as especificações dos veículos autorizados a trafegar pela ponte. Além disso, as equipes da diretoria de Engenharia de Tráfego e Segurança Rodoviária estão realizando blitze educativas com a intenção de orientar os condutores sobre as regras para utilização da estrutura. “Nós estamos entregando panfletos explicativos para que não reste dúvida aos motoristas. Não é permitido o acesso de caminhões, ônibus e outros veículos pesados na estrutura dessa ponte. Esse tipo de veículo continuará usando as balsas até que uma nova ponte seja construída nas proximidades da atual”, finalizou o presidente da Ageto.