AGETO 14/06/2019 - 11:29 - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins

Governo inicia construção de obras em estradas vicinais de Palmas

Modelo de ponte do PDRIS Vicinais com 10  metros de comprimento. Modelo de ponte do PDRIS Vicinais com 10 metros de comprimento. - Thiago Sá / Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins dá início a 20 obras de melhorias nas estradas vicinais no município de Palmas. O investimento na zona rural da Capital é de mais de R$ 2,4 milhões. Desse montante, cerca de R$ 370 mil são para vigas de concreto que serão usadas em seis pontes que serão montadas no lugar onde atualmente funcionam velhas pontes de madeira. Serão quatro pontes de 10 metros cada, e duas de 20 metros.

As obras foram iniciadas em uma ponte de 10 metros, nesta terça-feira, 11, por meio da empresa Mobicon Construtora Ltda, na altura do Taquari. Essa ponte fica localizada no entroncamento que dá acesso à Agrotins, próximo à rotatória do Case.

O investimento será para a execução de 20 obras, sendo seis pontes, sete galerias, também conhecidos por bueiros celulares e sete bueiros tubulares (simples, duplos e triplos) todos em concreto pré-moldados.

As obras são licitadas no Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), na modalidade PDRIS Vicinais, em uma parceria entre o Banco Mundial com Governo do Estado, que celebra convênio com prefeituras municipais. Os trechos que recebem as obras do PDRIS foram escolhidos pela própria comunidade, por meio de consultas públicas.

“O bom estado de conservação das estradas vicinais é de fundamental importância para melhorar a trafegabilidade e garantir o escoamento da produção agropecuária, sobretudo, da agricultura familiar e também facilitar o transporte dos alunos e moradores da zona rural”, declarou o secretário estadual da Infraestrutura, Renato Assunção.

Para garantir tudo isso, o governo está executando a construção de pontes, galerias e bueiros de concreto em vários trechos rurais do município de Palmas. “Estamos investindo recursos na manutenção e recuperação das estradas vicinais para oferecer melhores condições para que os produtores ao trafegarem em nossas estradas”, destaca o presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Virgílio Azevedo.

Outros Municípios

Após a entrega das obras no município de Palmas a mesma empresa dará início a outras obras em estradas vicinais nos municípios de Aparecida do Rio Negro, Monte do Carmo, Porto Nacional e Silvanópolis.