AGETO 10/05/2019 - 09:05 - Erica Lima / Governo do Tocantins

Governo acelera obras e Ponte de Porto Nacional deve ser liberada para tráfego de veículos leves em junho

Três equipes atuam nas obras na Ponte de Porto Nacional Três equipes atuam nas obras na Ponte de Porto Nacional - Thiago Sá / Governo do Tocantins
Trânsito deve ser liberado no início de junho  Trânsito deve ser liberado no início de junho - Thiago Sá / Governo do Tocantins

Os serviços de manutenção da ponte sobre o Rio Tocantins, na Rodovia TO-255, em Porto Nacional, seguem em ritmo acelerado com o objetivo de garantir a liberação da estrutura para o tráfego de veículos leves no início de junho.

Na manhã desta sexta-feira, 10, três equipes  atuavam na reforma, duas trabalhavam em reparos na ponte e uma na central de concreto instalada no centro da cidade.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção, os trabalhadores estão realizando reparos na faixa de rolamento e a limpeza dos caixões. “Estão retirando concreto danificado e substituindo por um novo que irá viabilizar o aumento da vida útil da estrutura”, disse.

Os trabalhos de reforma da ponte, que devem custar cerca de R$ 2 milhões,  começaram na última segunda-feira, 06. Além dos reparos na faixa de rolamento também está prevista a impermeabilização do pavimento; a substituição das juntas de dilatação; a recuperação das passarelas de pedestres com reposição das placas de fechamento; a revitalização da iluminação e da sinalização da ponte; a construção de pórticos restritivos nos acessos da ponte e instalação de equipamentos de monitoramento de velocidade. “O cronograma de obras começou com a restauração dos danos da pista de rolamento, o próximo passo será a substituição das juntas de dilatação, e posteriormente  o início da construção dos pórticos”, explicou o secretário.

Em Porto Nacional a notícia da liberação da ponte para o tráfego de veículos leves animou os moradores. Dionei Rodrigues usa a estrutura pelo menos duas vezes ao dia, ele faz a travessia de bicicleta e destacou  a importância dos trabalhos. “A obra fez a gente enxergar que o governo está buscando uma solução para o nosso sofrimento e que graças a Deus está reformando a ponte para evitar tragédias”, disse o morador.

Outras melhorias

Paralelo a reforma da ponte,  o Governo do Tocantins trabalha na revitalização das rodovias do entorno da cidade de Porto Nacional. “Nossa força-tarefa priorizou esses trechos com objetivo de garantir a trafegabilidade das vias”, frisou o secretário da Infraestrutura.

Atualmente as equipes atuam em melhorias na TO-050, entre Porto Nacional e Silvanópolis, e a próxima rodovia a ser beneficiada é a TO-255, que liga a cidade a Monte do Carmo.

O Governo também já deu a ordem de serviço para a reconstrução do trecho  da TO-070, entre Porto Nacional e Brejinho de Nazaré. “Os recursos provêm do Banco Mundial, para as obras que integram o Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), na modalidade Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias (CREMA)”, finalizou o gestor.