AGETO 28/03/2019 - 09:42 - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins

Governo libera reconstrução de 11 trechos de rodovias no sudeste

As obras foram orçadas em R$ 80.077.745,36 milhões e têm prazo de 1440 dias para serem entregues. As obras foram orçadas em R$ 80.077.745,36 milhões e têm prazo de 1440 dias para serem entregues. - Thiago Sá / Governo do Tocantins
Ao todo serão reconstruídos 284,80 km em 11 trechos somente na região sudeste do Tocantins. Ao todo serão reconstruídos 284,80 km em 11 trechos somente na região sudeste do Tocantins. - Thiago Sá / Governo do Tocantins

O Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema), 2ª etapa, vai recuperar as condições de trafegabilidade em 214,60 km da rodovia TO-110 e mais 70,20 km da TO-040. A ordem de serviços das referidas rodovias será emitida neste dia 1º de abril. Ao todo serão reconstruídos 284,80 km em 11 trechos somente na região sudeste do Tocantins. A recuperação das rodovias TO-110 e TO-040 é um anseio antigo dos motoristas que transitam constantemente por aqueles trechos.

As obras foram orçadas em R$ 80.077.745,36 milhões e têm prazo de 1440 dias para serem entregues. O contrato nº 02/2019, prevê que a empresa ganhadora da licitação faça de imediato uma manutenção preliminar logo nos primeiros seis meses de contrato, tendo como objetivo devolver as condições normais de trafegabilidade e segurança da rodovia e é realizada anteriormente à restauração.

Reabilitação

Para a reabilitação e manutenção, cada trecho deverá conter a manutenção preliminar; a restauração; a drenagem; a sinalização e a manutenção rotineira que é feita nos dois últimos anos do contrato, ou seja, após a entrega da obra. Por sua vez, na sequência, ocorrem obras de recuperação completa da estrutura do pavimento da rodovia, com ênfase nos pontos considerados críticos. Envolve, ainda, a reconstrução total ou parcial do trecho com a substituição das camadas da base da via e revestimento asfáltico, além do nivelamento dos acostamentos com a pista de rolamento, utilizada para o tráfego dos veículos.

A drenagem, realizada antes das obras de restauração, consiste nos serviços de implantação, reconstrução e manutenção dos dispositivos de drenagem como bueiros, canaletas, sarjetas, drenos profundos e superficiais e descidas d’água, entre outros. Mas, na implantação da sinalização viária horizontal (pintura da pista, tachas e tachões) e vertical (placas de trânsito, marcos quilométricos) são observados também os quesitos de segurança da via.

A manutenção rotineira tem início no 7º mês do contrato e é realizada de forma contínua até o fim dos cinco anos de contrato. De caráter rotineiro, envolvem reparos localizados no pavimento e no acostamento, além da manutenção dos dispositivos de drenagem da rodovia, pontes, faixa de domínio, sinalização, acessos e intervenções. Também inclui o roçar da vegetação às margens da rodovia.

PDRIS

Sob a coordenação da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), as obras na modalidade restauração/reconstrução, devem ter início imediatamente após a instalação de canteiros de obras da Construtora Caiapó Ltda, vencedora da licitação.  Elas são financiadas pelo Banco Mundial, com recursos provenientes do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

O objetivo do PDRIS é promover a melhoria da eficácia no transporte rodoviário e maior eficiência dos serviços públicos, equilibrando o desenvolvimento integrado de todas as regiões do estado.

Trechos

Os serviços são para os trechos de Dianópolis a Novo Jardim; Novo Jardim à divisa TO-GO; Divisa TO/GO (Garganta) ao Entroncamento da TO-040 (Dianópolis); Entroncamento TO-040 a Ponte Alta do Bom Jesus; Ponte Alta do Bom Jesus ao Entroncamento da BR-242 (Taguatinga); Taguatinga a Aurora; Aurora a Lavandeira; Lavandeira a Combinado; Combinado a Novo Alegre; Novo Alegre à divisa TO-GO. Além do entroncamento da TO-110 que dá acesso ao balneário turístico dos Azuis, em Aurora do Tocantins.