AGETO 15/03/2019 - 11:33 - Luzinete Bispo

Agrotins 2019 terá ações educativas de trânsito

Objetivo é ensinar crianças e adolescentes a se portarem no trânsito e para que eles entendam, na prática, as normas e condutas a serem aplicadas Objetivo é ensinar crianças e adolescentes a se portarem no trânsito e para que eles entendam, na prática, as normas e condutas a serem aplicadas - Thiago Sá/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins  por meio da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação e da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGETO), vai trabalhar as ações do Movimento Maio Amarelo durante a realização da Agrotins 2019. A Feira vai contar com a montagem de uma Escola Prática Educativa de Trânsito, mais conhecida por Escolinha de Trânsito.  O tema do Movimento Maio Amarelo para este ano é: “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, conforme aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), durante reunião realizada no dia 28 de fevereiro.

O objetivo é ensinar crianças e adolescentes a se portarem no trânsito e para que eles entendam, na prática, as normas e condutas a serem aplicadas para o trânsito seguro tanto dos veículos quanto dos pedestres. As crianças e adolescentes que participarem da escolinha receberão uma Carteirinha de Habilitação e também um Bloquinho de Multas para anotar, (multar) as infrações de trânsito de seus pais, tios, tias, avós ou outro membro da família no dia a dia. “As crianças e adolescentes terão a oportunidade de aprenderem mais sobre como se portarem no trânsito em um ambiente próprio para isso e poderão reforçar esse conhecimento com a atitude e o exemplo dos pais. É um aprendizado que ficará marcado para o resto da vida”, explicou o secretário estadual da Infraestrutura, Renato Assunção.

Minicursos

Outra novidade será a realização de minicursos que vão contar com a presença de representantes do Banco Mundial, parceiro do Governo do Tocantins no Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), especialmente no setor rodoviário estadual. Além dos minicursos a Ageto também realizará as blitze educativas na rodovia que dá acesso à Agrotins como nos anos anteriores.

Dentre os temas dos minicursos destacam-se: Primeiros socorros; Ordenamento do uso do solo nas faixas de domínio das rodovias voltado para produtores rurais; Atualização da Legislação de Trânsito de Rodovias; Fiscalização do peso e de transportes de cargas indivisíveis e Atendimento a Emergência e Fiscalização de Cargas Químicas (produtos perigosos).

Para complementar as ações, a Ageto também estará distribuindo, tanto nas blize rodoviárias quanto nas dependências da Agrotins, farto material educativo impresso, relacionados às questões do trânsito nas rodovias do estado.

A diretora de Engenharia de Tráfego e Segurança Rodoviária, Lúcia Leiko T. M. Garcia explicou que neste ano o Órgão fará uma participação mais robusta com estande da Seinf/Ageto. “Destacaremos as principais ações do governo nas áreas de segurança viária, transportes e infraestrutura rodoviária. Pela primeira vez levaremos uma Escola de Trânsito direcionada para as crianças que serão os futuros motoristas das nossas rodovias”, afirmou a Diretora.

Agrotins

A Agrotins é considerada a maior feira agropecuária do Norte do País e chega à sua 19ª edição como oportunidade de acesso a conhecimento científico, construção de novas parcerias e novos negócios. Entre 07 a 11 de maio, o Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional, receberá empresas de vários segmentos do agronegócio, envolvendo pequenos, médios e grandes produtores rurais.