AGETO 20/09/2018 - 11:44 - Erica Lima / Governo do Tocantins

Crianças de escola pública de Palmas são beneficiadas com ação da Semana Nacional do Trânsito 2018

Na ocasião as informações também foram passdas aos alunos da escola de forma lúdica. Na ocasião as informações também foram passdas aos alunos da escola de forma lúdica. - Thiago Sá / Governo do Tocantins
O mascote Herói do Trânsito foi recebido pelas crianças em clima festivo. O mascote Herói do Trânsito foi recebido pelas crianças em clima festivo. - Thiago Sá / Governo do Tocantins
Socióloga da Ageto, Vera Dourado ministrando a palestra sobre os cuidados e os perigos no trânsito às crianças da Esc. Caroline Campelo no Luzimangues, Palmas. Socióloga da Ageto, Vera Dourado ministrando a palestra sobre os cuidados e os perigos no trânsito às crianças da Esc. Caroline Campelo no Luzimangues, Palmas. - Thiago Sá / Governo do Tocantins

Crianças da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, em Palmas, participaram na manhã desta quinta-feira, 20, de uma palestra em alusão a Semana Nacional do Trânsito 2018. A ação faz parte da programação promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGETO).

De forma lúdica e divertida, os técnicos da Ageto passaram para as crianças as regras básicas de trânsito e conscientizaram sobre atitudes que podem evitar acidentes. “Essa escola é impactada por uma rodovia, que é a TO-030, então ações educativas têm que ser feitas para alertar sobre os riscos de acidentes”, explicou a socióloga da Ageto Vera Lúcia Rocha Dourado.

O objetivo da ação é capacitar as crianças como agentes de transformação e de disseminação de informações.  “Ensinar sobre o trânsito de uma forma lúdica ajuda a educar para um trânsito melhor. As crianças podem passar as mensagens para os pais de como ser um condutor e não transgredir as leis de trânsito”, destacou a diretora da unidade educacional,  Werica Conceição Silva Cruz.

O tema da Semana este ano é 'Nós Somos o Trânsito' . A campanha tem o objetivo de informar e educar as pessoas para tornar as ruas mais segura.  “As ações de educação no trânsito são de extrema importância para a redução dos indicadores de acidentes em nosso estado, muitas vezes causados por descuido ou imprudência. Respeitar as leis de trânsito é respeitar a vida”, destacou Vera.

Iuri Ramos, estudante do terceiro ano, ficou empolgado com o evento. O menino de apenas 8 anos,  explicitou suas preocupações em relação a acessibilidade no trânsito e a falta de consciência no uso das vias.”Eu vejo muitos problemas, o motorista não respeita as leis, nem na faixa de pedestres eles param, por isso precisamos tomar cuidado e sempre fazer o sinal de vida”, frisou  Iuri.

As ações da Semana Nacional do Trânsito 2018 começaram na última terça-feira, 18, e seguem até  o dia 28 de setembro.  Na programação constam blitz e ações educativas nas escolas em diversas comunidades impactadas por rodovias que possuem alto índice de acidentes.

Nesta sexta-feira, 21, as ações serão realizadas em Palmas e Luzimangues. Haverá blitzen educativas em na TO-050 e na TO- 080 a partir das 8 horas e uma ação educativa na Escola Municipal Jacinto Bispo Arantes, a partir das 10 horas.