AGETO 05/03/2018 - 10:19 - Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

Marcelo Miranda entrega novos trechos rodoviários no Bico do Papagaio

Marcelo Miranda entrega mais 42,01 km de rodovias na região do Bico do Papagaio Marcelo Miranda entrega mais 42,01 km de rodovias na região do Bico do Papagaio - Governo do Tocantins
Marcelo Miranda entrega mais 42,01 km de rodovias na região do Bico do Papagaio Marcelo Miranda entrega mais 42,01 km de rodovias na região do Bico do Papagaio - Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Um dos trechos inaugurados foi na TO-010 entre a BR-230 e Araguatins Um dos trechos inaugurados foi na TO-010 entre a BR-230 e Araguatins - Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

O governador Marcelo Miranda, acompanhado da primeira dama e deputada federal Dulce Miranda, e da vice governadora Claudia Lelis, entregou nesta sexta-feira, 2, mais 42,01 km de rodovias recuperados por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), na modalidade Contratos de Reabilitação e Manutenção (CREMA), desta vez na região de Araguatins e Augustinópolis, no Bico do Papagaio. Ao todo, são 204,57 quilômetros de rodovias, recuperados e inaugurados pelo governo somente na região do Bico do Papagaio e um investimento de total de R$ 47.752.055,14.

Marcelo Miranda vê essas obras como fundamentais para o desenvolvimento. "São trechos importantes para toda a região, obras que resultam da boa parceria com o Banco Mundial, uma instituição que tem sido fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado".

Para o prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, estradas em boas condições favorecem o setor produtivo e o desenvolvimento de toda a região. "Essas obras estão mudando a realidade de três anos atrás. Hoje, grande parte das rodovias foi restaurada e isso facilita o escoamento da produção, barateia os custos para os nossos produtores e além de tudo, facilita o transporte escolar", sustentou o gestor.

As melhorias entregues envolvem três trechos que ligam a T0-010 à BR-230 (Transamazônica) para Araguatins, com 8 km; T0-010, entre Araguatins e o entroncamento da T0-404, com 8,19 km; e o trecho da TO-404, que liga a cidade de Augustinópolis ao entroncamento da TO-010, com um total de 25,68 km. Esses trechos são de responsabilidade da Construtora Jurema e fazem parte do contrato que prevê a recuperação de 18 trechos rodoviários na região do Bico do Papagaio e um total de 378,43 km, investimentos de R$ 88.335.581,85.

Foram realizadas obras de reabilitação, reforço estrutural, reconstrução do pavimento, drenagem e sinalização (horizontal e vertical). As obras têm como objetivo a melhoria do sistema logístico do Tocantins, facilitando o tráfego nas estradas tocantinenses, melhorando assim, o escoamento da produção regional e a segurança dos usuários. Ao todo, 72 municípios tocantinenses estão sendo beneficiados e a expectativa do Governo do Estado éde iniciar ainda este a recuperação de outros trechos em todo o Tocantins.

Sérgio Leão, titular da pasta da Infraestrutura e dos Serviços Públicos, informou que as obras estão adiantadas na região. "Com a chegada do período de estiagem que se aproxima, as obras dos demais trechos restantes serão concluídos".

O prefeito de Buritis do Tocantins, Américo dos Reis Borges, elogiou o Governo do Estado pela iniciativa. "O governador tem feito muito pela nossa região em todos os setores e essas rodovias são vitais para a região, que tem a sua economia baseada na agricultura e na pecuária".

Participaram da solenidade os deputados federais Lázaro Botelho e César Halum; os deputados estaduais Nilton Franco, Amélio Cayres, Jorge Frederico e Valderez Castelo Branco, 12 prefeitos, vereadores e líderes políticos da região, além de secretários do Governo.